Apoio de Musk a Trump ‘afunda’ Tesla: taxa de fidelidade dos clientes cai para níveis nunca vistos

Dados, relativos ao registo de veículos em todos os 50 estados dos EUA, mostraram que a fidelidade atingiu o pico em junho de 2024, quando 73% dos clientes Tesla compraram novo veículo da marca americana

Automonitor
Agosto 4, 2025
14:43

A Tesla durante anos teve mais clientes ‘fiéis’ nos EUA do que qualquer outra grande marca automóvel, mas a sua lealdade caiu a pique desde de Elon Musk ter apoiado o presidente Donald Trump no verão passado na corrida à Casa Branca, revelou esta segunda-feira um estudo da ‘S&P Global Mobility’ citado pela agência ‘Reuters’.

Os dados, relativos ao registo de veículos em todos os 50 estados dos EUA, mostraram que a fidelidade atingiu o pico em junho de 2024, quando 73% dos clientes Tesla compraram novo veículo da marca americana. No entanto, a partir de junho, a taxa de lealdade da marca líder do setor elétrico começou a cair a pique, logo após o apoio do CEO a Trump após a tentativa de assassinato do candidato republicano na Pensilvânia.

Em março último, a taxa atingiu o fundo, com 49,9%, um pouco abaixo da média do setor, depois de Musk ter lançado o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) de Trump, e começar a despedir milhares de funcionários do Governo.

A taxa de fidelização da Tesla nos EUA voltou a subir para 57,4% em maio, o mês mais recente para o qual estão disponíveis dados do S&P, colocando-a novamente acima da média do setor e quase igual à da Toyota, mas atrás da Chevrolet e Ford.

Tom Libby, analista da S&P, considerou “sem precedentes” ver o líder cair tão rapidamente para níveis médios do setor. “Nunca vi um declínio tão rápido num período tão curto”, disse.

O momento da queda da lealdade à Tesla sugere que o envolvimento do CEO na política afastou os clientes da base de consumidores ecoconscientes da marca. “Se têm tendências democratas, talvez considerem outras marcas para além da Tesla”, apontou Seth Goldstein, analista da Morningstar.

A linha de modelos antigos da Tesla também enfrenta uma concorrência mais feroz de uma série de veículos elétricos de fabricantes de automóveis tradicionais, incluindo a General Motors, Hyundai e BMW. O único modelo novo lançado pela Tesla desde 2020, o seu Cybertruck, foi um fracasso, apesar da previsão de Musk de centenas de milhares de vendas anuais.

As vendas de veículos da Tesla estão a cair a nível global e recuaram 8% nos Estados Unidos nos primeiros cinco meses de 2025, segundo a S&P. As vendas caíram 33% nos primeiros seis meses do ano na Europa, onde a reação pública às políticas de Musk tem sido particularmente intensa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.